Manual de Normas e Procedimentos
das Empresas

 

 

A CLT ao estabelecer em seu artigo 2º a definição de empregador, concede a este o poder e o risco da direção da atividade, controlando e disciplinando o trabalho, aplicando, se necessário, as penalidades aos empregados que não cumprir com as obrigações do contrato de trabalho.

 

Concomitantemente, ao estabelecer no artigo 3º a definição de empregado, impõe a este a dependência do empregador, seja na execução do trabalho mediante ordens, seja na continuidade ou não do emprego ou na possibilidade de medidas disciplinares por descumprimento ao estabelecido em contrato.

 

 

NORMAS DA EMPRESA

 Quando nos referimos às Normas da Empresa, estamos falando de aspectos norteadores da organização que não se encontram no contexto dos pontos de análises, discussões e reavaliação por parte dos colaboradores. Em outras palavras, as Normas da Empresa devem ser acatadas na sua formação original, já que compõem a linha filosófica da Empresa.

 

NORMAS INTERNAS

*  Todos os colaboradores devem ler as Normas Internas e assinar o termo de compromisso;

*  O colaborador deverá chegar 10 minutos antes do seu horário, para que possa se organizar e estar no seu posto de trabalho no horário determinado;

*  Em caso de atrasos só será abonado com autorização do superior imediato, ou se for o caso, com justificativa legal;

*  As faltas só serão abonadas mediante documentação legal. Os atestados médicos informando o dia de afastamento e com o carimbo do médico legível;

*  O colaborador não poderá se ausentar da loja em horário de trabalho sem autorização prévia do seu superior imediato;

*  O colaborador deverá sair para almoçar/lanchar no horário previsto, obedecendo ao tempo estabelecido;

*  O colaborador deverá usar o uniforme da Empresa, o mesmo deverá estar sempre com aparência de novo, limpo e bem passado. Deverá utilizar sapato preto fechado;

*  O colaborador deverá estar sempre bem apresentado e asseado. As mulheres com maquiagem leve e adereços discretos e os homens com unhas, barba e cabelos sempre aparados;

*  O colaborador deverá utilizar corretamente a sua identificação funcional (CRACHÁ);

*  O colaborador terá que prestar obediência aos seus superiores imediatos;

*  O colaborador deverá utilizar corretamente e com responsabilidade o controle de ponto;

*  O colaborador tem o dever de zelar pelo patrimônio da Empresa;

*  O colaborador deverá colaborar na manutenção da limpeza das áreas comuns em respeito aos seus colegas de trabalho;

*  Não é permitida a presença de parentes e amigos na Empresa, durante seu expediente de trabalho;

*  A Empresa não se responsabiliza pelos pertences dos funcionários, devendo os mesmos utilizar seu armário;

*  Não é permitida a utilização de aparelho celular durante o expediente de trabalho;

*  Não é permitida a ingestão de comidas ou bebidas no interior da loja;

*  Não é permitido mastigar chiclete durante seu expediente de trabalho;

*  O colaborador não deverá falar de assuntos pessoais particulares no salão e principalmente na frente dos clientes;

*  O colaborador deverá respeitar e obedecer todas as Normas e padrões da Empresa.

 

O colaborador deverá aceitar e observar todas as normas disciplinares e regulamentares instituídas pela presente Norma Interna da Empresa, a qual passa a fazer parte integrante do contrato de trabalho.

 

Para se manter a ordem e a disciplina no ambiente de trabalho, o empregador possui a faculdade de aplicar determinadas penalidades.

De acordo com a falta cometida, poderá ser aplicada uma das medidas disciplinares: Advertências verbais, Advertências Formais, Suspensão e até o desligamento da Empresa.

 

 

ADVERTÊNCIA

A advertência é um aviso ao empregado para que ele tome conhecimento de que seu comportamento não atende às normas estabelecidas pela empresa em relação às suas atribuições e obrigações como empregado.

         Através da advertência, o empregado estará tomando ciência que seu contrato de trabalho poderá até ser rescindido por justa causa se houver reiteração nos atos considerados faltosos. É o meio pelo qual o empregador poderá demonstrar que ações estão sendo tomadas para a mudança de comportamento do empregado.

         A advertência poderá ser aplicada verbalmente e também por escrito.

 

 

SUSPENSÃO

        A suspensão disciplinar atua como penalidade dada ao empregado como uma medida mais drástica.

         A suspensão visa disciplinar, resgatar o comportamento do empregado conforme as exigências da empresa. Ela pode ocorrer após advertências ou até mesmo logo após o cometimento de uma falta de maior relevância.

         Haverá prejuízo salarial ao empregado, uma vez que ele perde a remuneração correspondente aos dias de suspensão e a do descanso semanal remunerado correspondente, pois se trata de falta injustificada; e o empregador, no que diz respeito à prestação dos serviços.

         Através da suspensão o empregador poderá justificar futuramente uma eventual rescisão por justa causa, em razão dos atos reincidentes e graves praticados pelo empregado mesmo tendo sido advertido e suspenso.

 

 

 

RESPONSABILIDADE

         O colaborador é responsável por todo material, equipamento que lhe for confiado para o desempenho de suas funções, devendo zelar pelo perfeito funcionamento, conservação e guarda.

 

 

SEGURANÇA

Em caso de incêndio ou princípio de incêndio, o colaborador deverá sempre que possível, utilizar-se dos equipamentos de combate ao fogo (extintores, hidrantes e etc.) ao seu alcance.  O colaborador deve manter-se sempre calmo e orientar seus companheiros no sentido de evacuar o local sem atropelos, evitando pânico, o incêndio logo que constatado deve ser comunicado ao Corpo de Bombeiro mais próximo.

 

 

 NORMAS E PROCEDIMENTOS DE TI

A Política de Segurança da Informação, da Drogaria ATUAL aplica-se a todos que utilizem o ambiente de processamento de dados da Empresa, ou acesso a informações pertencentes à Drogaria ATUAL. 

Todo e qualquer usuário de recursos tecnológicos da Empresa tem a responsabilidade de proteger, garantir a segurança e a integridade das informações e dos equipamentos de informática.  

Não é permitido aos usuários:

Instalar softwares sem autorização do TI; Acessar e-mails particulares e sites de relacionamentos; Utilizar o e-mail da empresa para fins pessoais; Comer ou beber junto aos equipamentos de informática.

O não cumprimento desta Política de Segurança da Informação implica em falta grave e poderá resultar nas seguintes ações: Advertência formal, suspensão, rescisão do contrato de trabalho, outra ação disciplinar e/ou processo civil ou criminal.

 

 

 

TERMO DE COMPROMISSO

         Todos os colaboradores em sua admissão recebem o Manual de Normas e Procedimentos e assinam o Termo de Compromisso, onde se comprometem a ler e cumprir todas as normas estabelecidas.

 

 

ATRIBUIÇÕES DOS COLABORADORES

Quando nos referimos às atribuições dos colaboradores estamos falando dos compromissos assumidos, das tarefas definidas para cada função. Neste contexto, as atividades poderão ser modificadas ou ampliadas de acordo com as decisões do administrador.

 

 

Atribuições do Supervisor de Lojas:

A principal atribuição do Supervisor de Lojas é supervisionar as lojas e a administração da equipe de trabalho.

 

·        Responsável por auditar as Lojas;

·        Responsável por treinamentos das atendentes de perfumaria;

·        Responsável pelo recrutamento e seleção de colaboradores das lojas;

·        Acompanhar as perdas de produtos da perfumaria;

·        Deve analisar e avaliar as informações do PDV;

·        Deve manter contato com o setor de compras;

·        Deve verificar a exposição dos produtos da perfumaria;

·        Deve verificar a limpeza da loja e arrumação;

·        Deve verificar a apresentação dos funcionários.

 

  

Atribuições do Gerente:

Principal responsabilidade como Gerente é usar sua capacidade de liderança para incrementar as vendas e o lucro da loja através do seu esforço e o da sua equipe.

 

·        Responsável pela abertura ou fechamento da loja;

·        Verificar o funcionamento das máquinas e equipamentos;

·        Verificar a limpeza e arrumação da Loja;

·        Verificar a pontualidade e apresentação dos funcionários (Asseio, Crachá, Uniforme e Maquiagem);

·        Conferir o fechamento do caixa e entregar o malote ao Setor Financeiro da Empresa;

·        Imprimir diariamente um relatório de transferências e remanejamentos do dia anterior;

·        Motivar a equipe de vendas para iniciar mais um dia de trabalho buscando atingir suas metas;

·        Garantir que sua equipe esteja orientada e cumpra os procedimentos determinados pela empresa;

·        Coordenar a equipe que está sob a sua responsabilidade quantos aos objetivos e metas a serem alcançadas;

·        Manter contato com os departamentos administrativos da empresa;

·        Identificar as oportunidades e ameaças e criar estratégias e planos de ação, a serem compartilhados com a Supervisão nas reuniões mensais de metas;

·        Não permitir que sejam violados os padrões, Normas e/ou Procedimentos da empresa;

·        Acompanhar e avaliar os novos colaboradores durante seu período de experiência;

·        Conduzir reuniões periódicas com sua equipe;

·        Conhecer e fazer cumprir o que estiver determinado nos Procedimentos Operacional Padrão – POP.

 

 

 

Atribuições do Sub Gerente:

Principal responsabilidade como Sub Gerente é dar suporte e assumir as funções do Gerente na ausência do mesmo. Visando incrementar as vendas e o lucro da loja através do seu esforço e o da sua equipe.

 

·        Deve dar todo o suporte necessário ao Gerente;

·        Deve verificar a limpeza e arrumação da loja;

·        Deve verificar a apresentação dos funcionários (Crachá, Uniforme e Maquiagem);  

·        Garantir que sua equipe esteja orientada e cumpra os procedimentos determinados pela empresa;

·         Deve coordenar a equipe que está sob a sua responsabilidade quantos aos objetivos e metas a serem alcançadas;

·        Não permitir que sejam violados os padrões, Normas e/ou Procedimentos da empresa;

·        Deve conhecer e fazer cumprir o que estiver determinado nos Procedimentos Operacional Padrão – POP.

 

 

 

Atribuições do Farmacêutico:

Principal responsabilidade do Farmacêutico é dar orientação farmacêutica aos clientes e manter organizada toda a documentação exigida pelos órgãos de fiscalizaç

ão sanitárias.

 

·        Deve manter organizada toda documentação exigida pelos órgãos sanitárias;

·        Responsável por pedidos, faltas, entradas e vendas de medicamentos controlados;

·        Enviar diariamente os relatórios de movimentação de controlados para o SNGPC;

·        Dar suporte nas vendas e entrada nos medicamentos;

·        Dar orientação farmacêutica ao cliente;

·        Acompanhar as perdas de todos os medicamentos;

·        Garantir e zelar pela qualidade dos produtos;

·        Supervisionar a sala de injetáveis;

·        Responsável pela validade de todos os itens dentro da loja;

·        Deve conhecer e fazer cumprir o que estiver determinado nos Procedimentos Operacional Padrão – POP relacionados à sua área.

 

 

 

Atribuições do Auxiliar de Loja:

A principal atribuição do Auxiliar de Loja é promover o atendimento aos clientes, demonstrando, auxiliando os clientes na escolha e controlando o abastecimento nas gôndolas e arrumação das mesmas.

 

·        Promover o atendimento aos clientes;

·        Demonstrar as mercadorias aos clientes;

·        Auxiliar os clientes na escolha;

·        Manter a limpeza da sua seção;

·        Manter a organização da sua seção;

·        Manter a arrumação da sua seção;

·        Repor as mercadorias nos expositores.

 

 

 

Atribuições do Atendente:

Principal responsabilidade do Atendente é promover o atendimento aos clientes, demonstrando e auxiliando os clientes na escolha.

 

·        Promover o atendimento ao cliente;

·        Auxiliar os clientes na escolha;

·        Manter a limpeza da sua seção;

·        Manter a organização da sua seção;

·        Manter a arrumação da sua seção;

·        Repor as mercadorias nos expositores;

·        Verificar a validade dos medicamentos da sua seção;

·        Controlar as transferências e remanejamentos de medicamentos;

·        Dar apoio na entrada de mercadorias;

·        Cumprir todos os procedimentos operacionais padrão da sua área.

 

 

 

Atribuições das Operadoras de Caixa:

Principal responsabilidade da Operadora de Caixa é concluir a venda recebendo os valores referentes aos produtos vendidos e controlar os numerários recebidos.

 

·        Fazer a abertura do caixa;

·        Fazer a limpeza no caixa;

·        Fazer a arrumação no caixa;

·        Fazer as retiradas nos caixas e repassar ao gerente;

·        Manter os numerários organizados;

·        Controlar os trocos;

·        Passar os cartões nas respectivas bandeiras;

·        Fazer o fechamento do caixa;

·        Cumprir todos os procedimentos operacionais padrão da sua área.

 

Obs: O funcionário poderá ser solicitado para outra função, de acordo com a necessidade da loja.

 

 

 

Atribuições da Auxiliar de Serviços Gerais:

Principal responsabilidade da Auxiliar de Serviços Gerais é manter a limpeza e conservação da loja.

 

 

·        Manter a loja limpa e organizada;

·        Manter o refeitório limpo e organizado;

·        Manter o banheiro limpo, com papel higiênico e de mão;

·        Utilizar da melhor forma o material de limpeza, evitando seu desperdício;

·        Nunca deixar o material de limpeza expostos, após o período de limpeza.

 

Obs: O funcionário poderá ser solicitado para outra função, de acordo com a necessidade da loja.

 

 

 

Atribuições do Entregador:

Principal responsabilidade do Entregador é realizar as entregas dos pedidos da loja.

 

·        Fazer as entregas do pedido com rapidez;

·        Receber os valores corretos de acordo com os pedidos.

 

 

 

Atribuições do Setor de Almoxarifado:

A principal atribuição do Setor de Almoxarifado é recepcionar, conferir e armazenar produtos e materiais no estoque, Distribuir produtos e materiais a serem expedidos. Organizar o estoque para facilitar a movimentação dos itens armazenados e a armazenar.

 

·        Auxiliam na recepção, conferencia e armazenagem produtos e materiais em almoxarifados e depósitos.

·        Fazem os lançamentos da movimentação de entradas e saídas e controlam os estoques.

·        Distribuem produtos e materiais a serem expedidos.

·        Organizam o almoxarifado para facilitar a movimentação dos itens armazenados e a armazenar.

 

 

 

Atribuições do Setor Administrativo:

A principal atribuição do Setor Administrativo é fazer os serviços administrativos em geral.

 

·        Preparar relatórios, formulários e planilhas;

·        Atender fornecedores;

·        Preencher documentos;

·        Arquivar documentos;

·        Acompanhar processos administrativos;

·        Prestar apoio logístico ao administrativo.

 

 

 

Atribuições do Setor de Compras: 

A principal atribuição do Setor de Compras é realizar as atividades de compras em geral.

 

·        Analisar necessidades de compras;

·        Realizar parcerias com fornecedores;

·        Cotar preços de compras;

·        Programar a execução das entregas;

·        Controlar fornecedores;

·        Controlar orçamento de compras;

·        Preparar relatórios;

·        Atender fornecedores;

·        Preencher documentos

·        Arquivar documentos;

·        Acompanhar processos de compras;

·        Prestar apoio logístico ao setor de compras.

 

 

 

Atribuições do Setor de Recursos Humanos:

A principal atribuição do Setor de Recursos Humanos é administrar o setor de pessoal em geral.

 

·        Atender funcionários;

·        Realizar as rotinas de admissão e demissão;

·        Realizar as rotinas de folha de pagamento;

·        Realizar movimentação de funcionários;

·        Realizar o apoio no recrutamento e seleção de pessoal;

·        Mediar relação entre funcionário e empresa;

·        Fornecer a diretoria informações relacionadas a pessoal;

·        Gerenciar ações trabalhistas;

·        Gerenciar assiduidade e pontualidade;

·        Administrar e controlar a distribuição de benefícios em geral;

·        Realizar suporte na área de treinamento;

·        Preparar relatórios específicos de RH;

·        Preencher e Arquivar documentos;

·        Prestar apoio logístico ao setor de recursos humanos.

 

 

 

Atribuições do Setor Financeiro:

A principal atribuição do Setor Financeiro é administrar os recursos financeiros em geral.

 

·        Administrar os investimentos;

·        Realizar as rotinas de cobranças;

·        Realizar as rotinas de pagamentos;

·        Negociar parcelamento de débitos;

·        Aprovar requisição de material e serviço;

·        Controlar contratos com fornecedores;

·        Controlar custos;

·        Controlar inadimplência;

·        Administrar os produtos e serviços bancários;

·        Analisar operações de créditos;

·        Preparar e consolidar informações gerenciais financeiras;

·        Fazer consolidação bancárias;

·        Realizar suporte a diretoria;

·        Controlar bens patrimoniais;

·        Preparar relatórios financeiros;

·        Preencher e Arquivar documentos;

·        Prestar apoio logístico ao setor financeiro.

 

 

 

Atribuições do Setor de Marketing:

A principal atribuição do Setor de Marketing é traçar estratégicas de marketing em geral.

 

·        Traçar estratégia de comunicação;

·        Planejar e acompanhar mídia de projetos;

·        Pesquisar mercado consumidor;

·        Analisar necessidades do mercado;

·        Analisar perfil público alvo;

·        Desenvolver propaganda e promoções;

·        Criar folhetos e mala direta;

·        Implantar ações de relações públicas e assessoria de imprensa;

·        Efetuar campanha institucional;

·        Vender produtos, serviços e conceitos.

·        Preparar relatórios de marketing;

  • Prestar apoio logístico ao setor de marketing.

 

 

 

Atribuições do Setor de Tecnologia da Informação:

A principal atribuição do Setor de TI é gerenciar, planejar e garantir aos usuários a disponibilidade dos serviços de tecnologia da informação em geral.

 

·        Propor melhorias no processo operacional;

·        Garantir aos usuários a disponibilidade dos serviços de TI;

·        Avaliar indicadores de ocorrências;

·        Garantir integração dos produtos;

·        Controlar custos e prazos de execução dos serviços de TI;

·        Apresentar soluções e alternativas de TI;

·        Estabelecer política de segurança de TI;

·        Assegurar cumprimento de normas e padrões de TI.

 

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